ALTERAÇÃO DO ENDEREÇO

sábado, 24 de abril de 2010

-" Brasil e Portugal em simultâneo nas TV dos dois países " "

Domingo. dia 25. pelas 21,oo horas, em Portugal, na RTP 2 e no Brasil na TV Cultura, em horário que desconhecemos, começará a ser transmitido um programa de dois jornalista, um brasileiro e outro português ( Carlos Fino), sobre as relações entre Brasil e Portugal.
O programa chama-se " lá e cá ".


quarta-feira, 21 de abril de 2010

~" A cidade de Brasília faz 50 anos "

Tanto brasileiros, como portugueses, estamos de parabéns porque a bela cidade de Brasília foi inaugurada há 50 anos. E estamos todos de parabéns porque, talvez nem todos saibam, a cidade já tinha sido pensada pelo Marquês de Pombal ( estadista português ) e repensada no tempo de D. João VI. E foi um descendente de portugueses quem concretizou o projeto : Juscelino Kubitschek de Oliveira, um estadista consciente das raízes que no Brasil e em Portugal se entrelaçam !

Infelizmente, parece que os motivos para festejos são poucos e disso nos dá conta o artigo que a seguir transcrevemos e que nos foi enviado pela nossa colaboradora e amiga Adriana Costa .


"21/04/2010 - 07h35
Brasília chega aos 50 anos imersa na maior crise política de sua história

JOHANNA NUBLAT da Sucursal de Brasília

Capital planejada e tida como uma síntese do país, Brasília chega hoje aos 50 anos imersa na maior crise política e urbana de sua curta história. Com um governador cassado recém-libertado da prisão, um quinto da população morando em áreas irregulares, o lago que a serve assoreando e a maior desigualdade de renda do país, os brasilienses se questionam se há mesmo o que comemorar.
Para Oscar Niemeyer, desigualdade social é o principal problema
A cidade vive um paradoxo: os problemas se colocam ao lado de virtudes como a qualidade de vida superior à média das metrópoles, as áreas verdes e a arquitetura única. Acabou erodida pelos escândalos locais e importados, que lhe imputaram a pecha de antro de corrupção.
"O carioca é malandro; o baiano, preguiçoso; e o brasiliense, corrupto", diz Nicolas Behr, poeta radicado na cidade há 35 anos, citando preconceitos regionais correntes.
Acervo UH -21.abr.1960/Folha Imagem
Behr é o autor das camisetas que circulam pela cidade com os dizeres: "Sou de Brasília, mas juro que sou inocente". A estampa surgiu após o mais recente escândalo, o chamado mensalão do DEM, que derrubou toda a cúpula do governo local e colocou a cidade sob risco de intervenção federal."
Arte/Folha

terça-feira, 20 de abril de 2010

-" O que realmente se altera com o Acordo Ortográfico " "

Seria bom que muita gente lesse o artigo que se segue para acabar, de vez, com as tentativas dos intelectuais-de-café e dos comerciantes da cultura de confundirem, os menos informados acerca do Acordo Ortográfico, com mentiras e apelos serôdios a falsos pratriotismos.

MUDANÇAS NA ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Brasil, Portugal e os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste - terão a ortografia unificada.
O português é a terceira língua ocidental mais falada, após o inglês e o espanhol. A ocorrência de ter duas ortografias atrapalha a divulgação do idioma e a sua prática em eventos internacionais. Sua unificação, no entanto, facilitará a definição de critérios para exames e certificados para estrangeiros. Com as modificações propostas no acordo, calcula-se que 1,6% do vocabulário de Portugal seja modificado. No Brasil, a mudança será bem menor: 0,45% das palavras terão a escrita alterada. Mas apesar das mudanças ortográficas, serão conservadas as pronúncias típicas de cada país.

Em resumo - o que muda na ortografia :

- As paroxítonas terminadas em "o" duplo, por exemplo, não terão mais acento circunflexo. Ao invés de "abençôo", "enjôo" ou "vôo", os brasileiros terão que escrever "abençoo", "enjoo" e "voo".

- Mudam-se as normas para o uso do hífen - Não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus decorrentes, ficando correta a grafia "creem", "deem", "leem" e "veem".

- Criação de alguns casos de dupla grafia para fazer diferenciação, como o uso do acento agudo na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito dos verbos da primeira conjugação, tais como "louvámos" em oposição a "louvamos" e "amámos" em oposição a "amamos". - O trema desaparece completamente. Estará correto escrever "linguiça", "sequência", "frequência" e "quinquênio" ao invés de lingüiça, seqüência, freqüência e qüinqüênio.

- O alfabeto deixa de ter 23 letras para ter 26, com a incorporação
de "k", "w" e "y".

- O acento deixará de ser usado para diferenciar "pára"
(verbo) de "para" (preposição).

- Haverá eliminação do acento agudo nos ditongos abertos "ei" e "oi"
de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e
"jibóia". O certo será assembleia, ideia, heroica e jiboia. - Em Portugal, desaparecem da língua escrita o "c" e o "p" nas palavras onde ele não é pronunciado, como em "acção", "acto", "adopção" e "baptismo". O certo será ação, ato, adoção e batismo. Também em Portugal elimina-se o "h" em palavras, como em "húmido", que passará a ser grafado como no Brasil: "úmido".

- Portugal mantém o acento agudo no "e" e no "o" tônicos que
antecedem "m" ou "n", enquanto o Brasil continua a usar acento circunflexo
nessas palavras: académico/acadêmico, génio/gênio, fenómeno/fenômeno,
bónus/bônus.

*Fontes: Revista Isto É, Folha de São Paulo e Agência Lusa

domingo, 18 de abril de 2010

-" O «Efeito» Maitê Proença ou...

Miguel Sousa Tavares em todo o seu esplendor ! ...

Não há dúvida que o velho ditado "diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és" é de aplicação universal.
Eu tinha uma certa admiração pelo autor de "Equador" que ficou um pouco abalada quando ele assumiu a defesa daquele vegetal brasileiro que veio a Portugal pavonear a sua ignorância; não pelo facto de o ter defendido porque um cavalheiro deve defender sempre uma mulher, mesmo ignorante, mas pelos argumentos utilizados.
Qualquer um menos avisado poderia pensar que teria havido, possívelmente, uma falta momentânea de inspiraçao ou recorrido à justificação de que a paixão torna os homens idiotas, mas quem tem acompanhado o trajeto jornalistico e televisivo de Miguel Sousa Tavares está habituado a tudo !
Por isso, as afirmações feitas no vídeo que se segue não irão surpreender muita gente.
Mesmo assim, os argumentos utilizados são tão anémicos e tão desprovidos de sentido que chegam a raiar o ridículo.



No vídeo qu acabamos de ver, a reportagem está aceitável mas os comentários do apresentador merecem ser premiados com alguns adjetivos :

Primitivo
- quando se refere ao AO entre Portugal e o Brasil e "umas quantas Nações falantes de português";
- quando diz que passaremos a falar português e a escrever "brasileiro" (termo pouco digno de um escritor; ou será que ele desconhece que a língua que se fala no Brasil é o Português ? )

Fundamentalista
- quando agita a bandeira do "país matriz da Língua" (com que direito, se matricialmente somos o mesmo povo ?...). Será por Portugal a ter alterado, várias vezes, e os brasileiros serem mais genuínos e utilizarem termos que em Portugal já se esqueceram ?...

Retrógrado
- quando afirma não ver nenhuma vantagem no AO ! Eu sinto grande dose de vergonha quando, em fóruns internacionais, se redigem relatórios e conclusões em português do Brasil e em português de Portugal.

Faccioso ( com dois "c" conforme o AO )
- quando diz que os brasileiros não precisam do "c" para nada ; e os portugueses precisam ? ...
Todos sabemos que as consoantes mudas existem para abrirem as vogais que as precedem mas também sabemos que isso pode ser obtido por convenção
.

Corporativista
- não será que ele está a defender os interesses dos editores ?... Será ? ...

A cereja no topo do bolo (claro que não é adjetivo)
- a confusão que ele faz com a eliminação ou manutenção das consoantes mudas (demonstra ter autoridade para criticar ! ...).
É, exatamente, o contrário do que ele afirma : tanto de um lado do Atlântico, como do outro, só desaparecerão as consoantes mudas. As que se pronunciam continuarão a existir mesmo que desapareçam do outro lado do Atlântico.

Finalmente, dentro de algum tempo, a minha impressora deixará de anunciar que "a impressão foi iniciada" (em português do Brasil) e que "a impressão começou" (em português de Portugal).

Mas. para dissipar dúvidas, em seguida, irei publicar uma Norma simplificada do AO .

segunda-feira, 12 de abril de 2010

-" Emprestem a Cidinha "

Por favor, irmãos cariocas !... emprestem a Cidinha aos portugueses nem que seja só por uma legislatura .....
"Valente Cidinha" é o título deste fabuloso vídeo no blogue
AQUI TAILÂNDIA « http://aquitailandia.blogspot.com »
de onde ele, com a devida vénia, foi copiado.

Aos amigos de 1511, os parabéns pelo blogue e um forte abraço ! .





quinta-feira, 8 de abril de 2010

-"A Tragédia agora é no Rio-de-Janeiro "

Inundações e deslizamentos de terras, como as que ocorreram na Ilha da Madeira, ocorrem agora no Rio-de-Janeiro, mas provocando o dobro de mortes.
Um abraço de solidariedade para os nossos irmãos com a convicção de que enfrentarão esta adversidade com a maior coragem.


quarta-feira, 7 de abril de 2010

-" Um Blogue Extraordinário da Tailândia "


"AQUI MARIA"
http://www.aquimaria.com/



PERFIL DE MARIA
Quem sou? Uma lusa/descendente e fruto da epopeia portuguesa que nos finais do século XV ligou a Àsia à Europa,depois de Vasco da Gama,ter descoberto o Caminho Maritimo para Índia, em 1498. Orgulho-me de pertencer à Comunidade Lusófona espalhada pelas sete partidas do Mundo formando um núcleo de 200 milhões.

Nasci na Tailândia,onde Portugal tem largas tradições históricas.Foram os portuguese os primeiros ocidentais
a pisar terras tailandesas em 1509.Estamos na proximidade de 500 anos que certamente não vão ficar ignorados,pelos dois países, a celebração do evento.

São os portugueses que introduzem na Tailândia as mais variadas tecnologias ocidentais,da época, onde se inserem as artes de trabalhar o ferro, o manejo das armas e com isto a transformação do sistema de defesa de então. Receitas da doçaria portuguesa ficaram e entre estas o doce de ovos,sendo hoje o mais popular do país.
O objectivo do website “Aqui Maria” será para divulgar dentro do contexto do mundo Lusófono as belezas naturais, do país dos sorrisos, a história de Portugal na Tailândia,na Ásia e um espaço de informação, para os que dela necessitarem. A página está ao dispôr dos lusófonos para obter as mais variadas fontes,sejam históricas,comerciais da Tailândia,de Portugal ou outras que sejam solicitadas.

A equipa de trabalho que a compõe irá procurar,no futuro, dar-lhe cariz para melhor e melhor,ainda, servir a Lusofonia no Mundo.

Assim convido-os: a visitar, a Tailândia a “Terra dos Sorrisos”.

Podem cantactar-me para « maria@aquimaria.com »

segunda-feira, 5 de abril de 2010

-" A Cruz Quebrada "
















Em Todos os Tempos
J. Jorge Peralta

Sempre me impressionou a visão de uma grande cruz quebrada, em Salvador, Bahia.
Uma grande cruz de granito, quebrada artisticamente, apoiada sobre um pilar, também de granito.
Como está no alto da cidade, ao vê-la, parece que ela se projeta nas águas da Bahia de Todos os Santos, lançando raios de uma luz invisíveis por todo o país.
Marca o lugar do altar-mor da primeira Catedral da Primeira Capital do Brasil. Foi também a Primeira Igreja Catedral do Brasil – (1549).
Provisoriamente, tivemos a Catedral de Palha, na Igreja Nossa Senhora da Ajuda, bem perto dali, até que se terminasse a construção definitiva.

Ler mais em : « http://rosadosventos2.blogspot.com/ »


domingo, 4 de abril de 2010

-" Isabel Allende "

HISTÓRIAS DE PAIXÃO

Um vídeo com uma excelente conferência dada pela autora de "A Casa dos Espíritos" legendado em português. Para obter as legendas basta fazer clique em View subtitles e escolher a língua.

A mesma conferência com transcrição do texto pode ser vista em http://rosadosventos2.blogspot.com/




Material fornecido pelo nosso colaborador Alberto Jorge Dickson


sexta-feira, 2 de abril de 2010

-" Desmentido "

Quem leu as "4 Notícias Assombrosas" que publiquei ontem deve ter percebido que não passavam de brincadeira do Dia das Mentiras ou Dia dos Enganos. Aliás, eram tão inverosímeis que difícilmente alguém acreditou nelas.
Ficou somente a tentativa de não deixar morrer a tradição. Espero que não tenham levado a mal ! ....

quinta-feira, 1 de abril de 2010

-" 4 Notícias Assombrosas "

- Segundo informações fidedignas da ONU, o Conselho de Segurança declarou que, nesta data, não existem quaisquer confrontos sangrentos e que, após prolongadas negociações, as fábricas de armamento decidiram encerrar as suas portas.

- Para surpresa de todo o Mundo, o Grupo Bilderberg anunciou a sua dissolução (
será que se cansaram de causar guerras e miséria ?).

- O Hammas celebrou um acordo de paz com o Estado de Israel, comprometendo-se a não promover mais casamentos de homens adultos com meninas de doze anos de idade.

- E, para finalizar, a mais inacreditável:


Foi apurado através de um inquérito efetuado no Brasil, que a maioria dos brasileiros já não acredita que todas as mulheres portuguesas têm bigode.
Esta conclusão foi uma surpresa, porque tal noção estava tão enraizada entre os brasileiros, que as portuguesas que iam ao Brasil se sentiam inferiorizadas por não poderem exibir o referido adorno piloso.