ALTERAÇÃO DO ENDEREÇO

sábado, 26 de maio de 2012

"Felizmente nem todos os brasileiros pensam assim !..."

De todos os comentários que recebi, acerca da minha última publicação, neste blogue, com o título “A ignorância está legalizada no Brasil”, quero destacar o que recebi de uma amiga de Petrópolis que passo a transcrever e a responder nas entrelinhas; mas, antes disso, quero afirmar à minha amiga alguns pontos que para mim são fundamentais:
1º- apesar de eu não ter nascido no Brasil amo-o tanto como qualquer bom brasileiro;
2º- se me preocupo com o que se passa com a Lusofonia, seja em Portugal, no Brasil ou noutro lado qualquer, é porque acho que isso é o que um cidadão lusófono mínimamente instruído e culto deve fazer.

Agora o comentário e a resposta:

“Arnaldo, é honroso seu cuidado com a língua. E ontem, eu assisti a programa na RTP , tipo documentário, onde portugueses moradores em Praga mostravam a cidade, os costumes, a comida, a arte e portugueses morando em Praga usando em seu modo de expressarem-se, gírias brasileiras. Não creio que haja novelas brasileiras em Praga - e nem são gírias antigas.”
Não vejo qualquer prejuízo para a língua se os portugueses adotarem gírias brasileiras; e não vejo qualquer inconveniente nas novelas brasileiras, até por que considero que no Brasil se fala um português que em Portugal, infelizmente, se perdeu e se deveria recuperar.

“Claro que você também não gosta disso e certamente não gosta de muitas outras coisas mas , daí a insultar a mandatária do Brasil, fica feio. Aliás, insultar a mandatária do país onde mais se fala o portugues - 190000000 de pessoas sòmente.”
Quer dizer que por serem maior número de falantes podem adulterar a língua como quiserem ? ! …

“Quem mais fala - mais fala! Vejo os próprios portugueses comentando e postando dos desmandos que vivem aí - e não costumo ver brasileiros dando palpite. Nem ofendendo o Passos Coelho ou o outro ou o outro - sim, reflete em nós também nesse mundo global mas a mim parece que o colonizador é bem mais radical que o ex colonizado.”
Colonizador, colonizado ! … Parece-me que aí há uma grande dose de passadismo que não pode ser discutido em pleno séc.XXI como se fosse um diferendo entre o Flamengo e o Vasco !

“E isso cria muros que neste momento não convém - não a vocês!”
Criar muros ? … É, precisamente, para demolir alguns muros que ainda existem que eu luto ! Mas é para os brasileiros que isso é mais importante porque se começarem a falar crioulo perderão o seu lugar no meio das nações cultas. Infelizmente, há alguns brasileiros pouco informados que ainda não compreenderam que a força da língua deles é a força que a língua portuguesa tiver.

“E não estamos aqui para ofender os mandatários de país algum - já temos um Maracanã inteiro a receber nossas ofensas na área das políticas e etc.... Não gostei e o fato de ver o gênero ser identificado em diplomas não nos afetará em nada.”
É, precisamente, esse o seu erro: não se trata da identificação do género; trata-se de adulterar as regras gramaticais. Leia bem o que o seu compatriota escreveu e vai perceber que uma Presidente nunca puderá se transformar numa Presidenta, como um dentista nunca se pudera transformar num dentisto ! …

"Fiquei triste com você - e - nós até podemos sim sermos sequestrados pela ignorância mas .......”
Para finalizar, faço-lhe o convite de me provar que estou errado !

3 comentários:

Anónimo disse...

Como o Brasil incomoda os Portugueses.
Ignorantes ou não, temos o que vocês não têm:senso de humor.
hahahaha...........presidenta,tem senso de humor. Ria, antes de querer ser perfeito!

Arnaldo dos Santos Norton disse...

É preciso ser mesmo ignorante para fazer um comentário desses.

Anónimo disse...

Pelo amor de Deus vãi viver a vida de vocês e esqucem de nós, graças a Deus aqui no BR não se fala nada de PT, e nem de vocês porque não gostamos de vocês