ALTERAÇÃO DO ENDEREÇO

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Futebol de Cabo Verde: entrevistas, só em Português

Uma decisão que deveria envergonhar grande parte dos responsáveis portugueses
A equipa nacional de futebol de Cabo Verde diz que está a fazer a sua parte para promover a Língua Portuguesa, ao recusar-se a dar entrevistas em qualquer outra língua na Copa Africana das Nações, disputada na África do Sul.
“Uma das razões que levam a que o português não seja tão conhecido internacionalmente é o facto de sermos tão educados com os estrangeiros e de falarmos com eles em suas línguas”, disse o porta-voz da equipa nacional Gerson de Matos ao diário desportivo português A Bola nesta quarta-feira.
A determinação de dar entrevistas em Língua Portuguesa no torneio na África do Sul segue instruções dadas pelo presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.
“Somos mais de 200 milhões de falantes do português no mundo. Se fizermos questão de falar português, talvez mais pessoas encarem a nossa Língua de outra forma”, disse Gerson de Matos.
A seleção estreante de Cabo Verde tem sido a grande surpresa na Copa Africana das Nações, ao atingir os oito pontos após dois empates e uma vitória aflitiva de 2 golos a 1 sobre a nação-irmã lusofalante Angola. Assim, passou pela primeira vez às quartas-de-final da competição.
“Cabo Verde pode não ter o peso internacional do Brasil, de Angola e de Portugal, mas pelo menos está a fazer a sua parte”, acrescentou o porta-voz.
Cabo Verde, o país mais pequeno desde sempre a competir nas finais da Copa Africana das Nações, obteve a independência de Portugal em 1975 e filiou-se à FIFA [Federação Internacional de Futebol], órgão que regula o futebol mundial, em 1986.

2 comentários:

julio disse...

Que sirva de exemplo, caro Norton, e quem fale mesmo outra língua deveria fazer questão de falar português. Americanos, ingleses, etc. veem aqui falar inglês e temos de traduzir. Eles que façam o mesmo.
sejamos cultos, ta bem, mas sejamos lusofantes também! Oressa!

julio disse...

Lusofalantes, corrigindo