ALTERAÇÃO DO ENDEREÇO

quinta-feira, 30 de maio de 2013

-"Programa brasileiro “C Q C” investigado pela policia por piadas racistas sobre portugueses"

A notícia
O Conselho da Comunidade Portuguesa está a processar o programa “CQC.


O programa  ‘CQC’ está a ser alvo de uma investigação pelo Departamento de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância de São Paulo depois de um episódio, ocorrido durante o campeonato da Europa de 2012, em que são feitas algumas piadas de mau gosto com os portugueses. Os apresentadores pediram, entretanto, desculpa mas de forma irónica, lembrando que fazem piadas sobre portugueses desde “1500 e só agora começaram a perceber”.
O programa brasileiro CQC, cujos moldes são muito semelhantes ao “CQC” que já esteve no ar na televisão portuguesa, ‘Caia Quem Caia’, está a ser alvo de uma investigação pelas autoridades do país. Em causa estão queixas de racismo que chegaram ao Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de São Paulo depois de uma reportagem feita durante o jogo Portugal-República Checa, no Euro2012., e que desencadeou uma onda de protestos através da Comunidade Portuguesa e até de varios outras nacionalidades, face à falta de respeito. A  nossa associação recebeu muitas queixas, não só de portugueses mas [também] de luso-brasileiros que ficaram chocados com o tom extremamente debochado da matéria”, justifica o presidente António de Almeida e Silva, em declarações ao Diário de Notícias (DN).
No vídeo, um dos humoristas e apresentadores do programa pergunta a uma cidadã portuguesa se pode fazer um teste que consiste em verificar se a jovem tem “bigode”. Na mesma reportagem, o indivíduo refere-se aos portugueses como “burros”.
As conclusões da investigação ainda são desconhecidas mas, ainda no ano passado, os apresentadores do CQC pediram ironicamente desculpa no programa, justificando que “nós fazemos piadas de vocês [portugueses] desde 1500 e só agora vocês começaram a entender”.

O comentário
                          Embora eu considere que a “anedota de português”, tão frequente no Brasil,  é um tipo de piada que é um “tiro no pé” de quem a faz e defenda a máxima popular de que “a ignorância é muito atrevida”, sou de opinião que já era tempo de haver uma reação oficial  a esta manifestação que querendo parecer fruto de um complexo de superioridade nada mais é do que o oposto.
Já tenho ouvido muitas "piadas de português", mas a  forma como os apresentadores do programa pediram desculpa consegue ultrapassar todos os limtes tornando-se um hino à estupidez que em nada prestigia a comunicação social brasileira.





4 comentários:

canojones-carlosjorgemota.blogspot.com disse...

Sendo inquestionável que o ADN da grande maioria dos atuais brasileiros comporta elementos eminentemente portugueses, esta postura de permanente tentativa de ridicularização do Zé Portuga revela, por si só, estúpido ato de autoflagelação, uma vez que nem a distância quilométrica nem a passagem geracional alteram esses elementos genéticos. Deixá-los continuar a dar um tiro no pé talvez seja a melhor atitude ... Há de um dia aparecer alguém a dizer que se está a gastar muito dinheiro no tratamento da ferida ou que o pé pode gangrenar!

Arnaldo dos Santos Norton disse...

Excelente comentário, caro amigo Canojones ! Fizeste com que eu desse uma boa gargalhada. Estou, inteiramente, de acordo contigo.
Um abraço.

julio disse...

A estupidez, no caso e por acaso fala um tipo de português, e por aí para a semelhança com a civilização lusa. Esses sujeitos de tão idiotas não conseguem sobreviver dentro da normalidade. Não respeitam ninguém por não respeitarem a si mesmos... gente estúpida. Mal imaginam eles que em 2008 havia 120 milhões de luso descendentes no Brasil... Já pensaram se essa gente desperta e toma partido?

Arnaldo Norton disse...

Tem razão, amigo Júlio ! O problema é mesmo essas pessoas não se respeitarem a si próprias. Não acha que já era tempo de esses mais de 120 milhões porem de parte a passividade ? Olhe que à minha frente nunca contaram anedota de português que não levassem a resposta adequada ! ...
Um abraço fraterno.