ALTERAÇÃO DO ENDEREÇO

sábado, 14 de março de 2009

« Não deixemos o Lundu desaparecer»

Dança popular brasileira, originária de manifestações musicais trazidas pelos africanos da região de Angola e Congo. No Brasil são citados nos Sécs.XVII e XVIII, os calundus, rituais religiosos com música e dança, cultivados pelos negros nas senzalas.
A partir de 1780 o “Lundu” já é citado como dança licenciosa e comum entre as classes baixas brasileiras, tendo havido tentativas de a proibir. Apesar disso, no final do Séc.XVIII, transforma-se em música vocal de salão, com acompanhamento de viola.
Nessa forma, o “Lundu” chega a Portugal, entre 1740 e 1800, com o brasileiro Domingos Caldas Barbosa, que cantava nos saraus lisboetas ao som da sua viola.
Em fins da era colonial, o “Lundu” já era canção e dança encontrada tanto nas classes baixas, quanto nas abastadas, estas utilizando-se cada vez mais do piano como instrumento acompanhador.
O “Lundu” chegou até às primeiras décadas do Séc.XX sofrendo inúmeras modificações. Entre as danças que se originaram do “Lundu”, as mais importantes são a “Chula” e o “Tango Brasileiro".

Ver mais vídeos de Lundu em http://videotecanorton.blogspot.com

Sem comentários: