ALTERAÇÃO DO ENDEREÇO

sábado, 27 de novembro de 2010

-" Maquiavel e Angela Merkel "

Nicolau Maquiavel disse, no seu livro O Príncipe, que “acima de tudo (o Príncipe) deve estudar História para que possa fazer aquilo que gente eminente fez antes”.
Como antítese a esta frase que é uma das mais brilhantes que já foram ditas, posso recordar a mais infeliz de todas, pronunciada por Mário Soares: “a História nunca se repete”.

A grande diferença entre estas frases, é que a primeira gera grandes governantes e a segunda só conseguiu gerar traidores que condenaram milhares de angolanos e moçambicanos à miséria e à morte.

Eu, que não consigo sequer aproximar-me da capacidade política e do pragmatismo de Maquiavel mas que, felizmente, me encontro longe da arrogância e da opacidade política de Mário Soares, atrevo-me a aglomerar ambas as frases e a formular uma frase idêntica à de Maquiavel:

“acima de tudo o governante deve estudar História para não repetir os erros do passado“.

Maquiavel, Mário Soares e Angela Merkel, três figuras que personificam o mal e que têm algo em comum: a História !... Uma porque aconselha o seu estudo; outra porque a conhece mal e a terceira porque a quer ignorar.

A História regista os factos e pode ser facilmente iludida mas a Historologia é um juiz implacável.
Maquiavel já foi julgado pelos efeitos perniciosos que a sua filosofia teve e continua a ter na sociedade.

Mário Soares já tem o seu lugar na galeria de criminosos pela maneira como vendeu Portugal.
E Angela Merkel ?... Que crime é que ela pretende cometer ? Não acredito que as imbecilidades que tem dito nos seus discursos e as que tem mandado dizer tenham por finalidade destruir a economia, seja da Grécia, da Irlanda, da Itália, da Espanha ou de Portugal. Ou que seja para evitar um descalabro eleitoral cuja ameaça ela já sente.

Será que ela quer destruir a Europa ?... Será que vamos voltar aos jogos de guerra do séc.XX ? …

A França e o Reino Unido celebraram, há pouco, um tratado sobre armas nucleares que, na sua essência, seguramente não ignorou o medo que ambos têm da Alemanha. A Alemanha, por sua vez, que não tem armas nucleares mas que tem dinheiro, uma arma muito mais poderosa, resolveu soprar sobre os mercados financeiros e provocou um vendaval.

A Grécia e a Irlanda já estão neutralizadas. Qual é o próximo da lista?
Grande parte da dívida pública portuguesa está na posse de Bancos alemães que têm contribuído grandemente para a subida escandalosa dos juros.

Os financeiros alemães “embrulharam” Hitler com a treta do Lebensraum! A senhora Merkel foi embrulhada com quê ? Com a treta do Handelsraum ?

Que ela não morre de amores pela União Europeia tenho a certeza. Do mesmo modo que tenho a certeza que os espíritos de grandes europeístas alemães como Adenauer, nunca lhe irão perdoar se ela provocar a terceira destruição da Europa .

A.Norton

2 comentários:

Anónimo disse...

Por muitos crimes que estas pessoas tenham cometido ou estejam por cometer,nunca serão julgados e vivem de consciência tranquila,eu não consigo compreender como se gera destruição e conseguem levar a vida tranquila e dormir super bem,sem pesadelos.
O próximo da lista,provavelmente seremos nós,a Alemanha tem muito poder e está farta de mandar avisos.A europa não pode continuar como está e muito sinceramente nunca fui a favor da União Europeia dentro destes parametros.São culturas diferentes,economias diferentes,etc...É logico que os paises mais ricos,tem sempre o dominio sobres os outros.

É bom não esquecer que África lusófona,não é so Angola e Moçambique,eu sei que só estes dois geram cobiça pela riqueza natural,os outros também estão a sofrer com excepção de Cabo Verde.

Bom fim de semana.

Arnaldo dos Santos Norton disse...

Sabe que a grande vantagem de se ser tonto é não ter consciência dos disparates que se diz ou que se comete. A inconsciência é tão audaz que nem milhares de espíritos de vítimas a consegue perturbar. Por isso, eles conseguem dormir em paz!... É claro que eu não me esqueço dos restantes países Lusófonos mas só falei em Angola e Moçambique pois só nestes é que houve guerra civil.
Quanto ao próximo da lista talvez não sejamos nós. Creio que a China não vai deixar.
Vamos aguardar.

Um bom Domingo para si.