ALTERAÇÃO DO ENDEREÇO

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

-" O massacre de Santa Cruz, em Timor "

No dia 12 de Novembro de 1991, precisamente há 19 anos, deu-se o massacre no cemitério de Santa Cruz, em Díli, capital de Timor-Leste.
Foi um ato vergonhoso, cometido pelo exército indonésio, ainda mais por ter sido perpetrado por uma força de um país que pode ser incluido na Lusofonia.
Infelizmente, não é só na Indonésia que existem políticos ignorantes que ignoram a força dos laços históricos.

Recordar, transc
revendo o relato dessa atrocidade cometida pelo exército da Indonésia contra um do redutos da Lusofonia no Extremo-Oriente, é o mínimo que nós, lusófonos, podemos fazer.

“ À chegada às portas do cemitério...alguns dos manifestantes subiram para cima do muro, exibiram os cartazes aos jornalistas e depois ficaram ali todos , quase sem saber o que fazer.

...Um camião do exército apareceu ao fundo da rua...Do interior começaram a saltar soldados vestidos de verde e com tiras vermelhas no capacete.

... Do lado direito apareceram mais soldados, estes com uniformes castanho--escuros e com as M16 em posição de fogo.

... Começaram as rajadas cerradas. Os timorenses das primeiras filas tombaram logo ali, os outros voltaram as costas num pânico de fuga e começaram igualmente a cair.

...Os corpos rolavam na rua... As armas calaram-se ao fim de um bom bocado...

No ar ergeu-se o coro da multidão refugiada no cemitério, a rezar Avé Maria em português."

In: “A Ilha das Trevas” de José Rodrigues dos Santos

Ainda hoje, os timorenses continuam a aguardar que o Governo indonésio lhes indique os locais onde o exército indonésio sepultou os seus mortos. Os portugueses, bem como os timorenses, nunca se calarão, ato que deveria ser seguido por todos os países da CPLP .


Sem comentários: